sábado, 28 de abril de 2012

ouro e luz - corpo e alma - Omraam Mikhaël Aïvanhov


"De onde vem o fascínio que os humanos têm pelo ouro? É simples. O ouro atrai-os porque, no fundo deles mesmos, no seu subconsciente, eles conhecem um segredo. Esse segredo é que o ouro é uma condensação, uma materialização, da luz solar, e que essa luz contém todas as riquezas da vida. Antes de procurar o ouro, é importante procurar a luz, pois a luz representa, por assim dizer, a cabeça, ao passo que o ouro representa a cauda.
A luz é a alma e o ouro é o corpo. Se tocardes no corpo sem tocardes na alma, na realidade não tocareis em nada. Se possuirdes o corpo sem possuirdes a alma, só tereis um cadáver. E deveis mesmo compreender que querer possuir o ouro antes de querer possuir a luz é perigoso. Vós sabeis o que acontece a quem pega numa serpente pela cauda: é mordido. É preciso pegar na serpente pela cabeça; então, não só se estará em segurança, como a cauda seguirá a cabeça." 


Para consultar no site das Edições Prosveta o pensamento do dia paginado, assim como as outras obras de Omraam Mikhaël Aïvanhov: www.prosveta.com.

sábado, 21 de abril de 2012

Equilíbrio - Omraam Mikhaël Aïvanhov:








"Encontrar um equilíbrio interior é difícil, mas ainda é mais difícil mantê-lo, pois a vida quotidiana não para de apresentar novas dificuldades a que é preciso fazer face. Quer essas dificuldades sejam pessoais, quer sejam coletivas, cada um sente-as como choques, abanões, puxões, e sente-se abanado em todos os sentidos, desorientado. Faça ele o que fizer para resistir e manter o equilíbrio, não o conseguirá se não tiver um bom sistema filosófico.


Um bom sistema filosófico, primeiro que tudo, revela aos humanos o que eles são, sobre que matéria devem trabalhar e de que instrumentos dispõem para o seu trabalho. Ele mostra-lhes o caminho que eles têm de percorrer para alcançar o cume, o objetivo divino. É para esse cume, para esse objetivo, que eles devem apontar, pois só aí serão livres e estarão protegidos. Sim, pois, para estarem protegidos, eles têm de manter em vista este cume divino, têm de se ligar a ele, para não serem arrastados no momento em que as paixões humanas, as deles e as dos outros, começarem a manifestar-se intensamente. Se eles se sentem esmagados, desorientados ou mesmo despedaçados, é por sua culpa: ficaram a um nível muito baixo. Foi-lhes mostrado um caminho que conduz até ao único lugar onde eles estarão em segurança, foram-lhes dadas escadas… então, por que é que eles não sobem?"





Para consultar no site das Edições Prosveta o pensamento do dia paginado, assim como as outras obras de Omraam Mikhaël Aïvanhov: www.prosveta.com.